domingo, 1 de maio de 2011

Pinheiros vence o quinto jogo contra o Joinville e avança às semifinais


Depois de sobrar no terceiro quarto, equipe paulista permite reação do adversário, passa sufoco nos últimos dez minutos, mas assegura a vaga

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
partida de basquete entre Pinheiros e Joinville (Foto: Cinara Piccolo / Divulgação)O ala Marquinhos foi o cestinha com 31 pontos
(Foto: Cinara Piccolo / Divulgação
)
A melhor de cinco contra o Joinville começou tranquila para o Pinheiros. Venceu os dois primeiros jogos e só precisava de mais um triunfo para garantir um lugar nas semifinais do NBB. Só que o time catarinense não se deu por vencido e provocou o quinto confronto. Neste domingo, diante de sua torcida, Marquinhos & Cia chegaram a passar sufoco no último quarto, depois de terem deixado escapar boa parte da vantagem construída no terceiro. Mas não permitiram a virada e comemoraram a permanência na competição: 93 a 82 (40 a 36).
Franca e Flamengo também já estão classificados. Nesta segunda-feira, às 20h, Brasília e Uberlândia brigam pela vaga que está sobrando. Se o atual campeão levar a melhor, será o adversário do Pinheiros. Em caso de vitória da equipe mineira, o adversário será o Flamengo.
- Estamos de parabéns por essa conquista. Temos um time de decisão, sim. Não precisamos provar mais nada. Tivemos duas decisões nesta temporada, não vencemos, mas aprendemos muito com isso. Agora, vamos lutar para chegar de novo e, desta vez, vencer - disse o ala-pivô Olivinha, que conseguiu um duplo-duplo (14 pontos e 10 rebotes).
O jogo
No início do primeiro quarto, Marquinhos deu trabalho ao time catarinense. Carregou o Pinheiros nas costas e, sozinho, fez nove pontos contra 11 do rival. O Joinville tirava proveito do baixo aproveitamento dos anfitriões nas bolas de três. Até que Shamell acertou uma e colocou a equipe paulista na frente do placar (14/12). Por pouco tempo. O Joinville retomou o comando e fechou em vantagem: 19 a 17.
Depois dos desperdícios de ataques dos dois lados, um chute longo de Shamell na metade do segundo período fez o Pinheiros respirar. O time abriu seis pontos, permitiu o empate (33 a 33), mas foi para o vestiário com 40 a 36.
Quando voltou, Marquinhos e Shamell trataram de jogar a pressão para os comandados de Alberto Bial. A dupla fez 9 a 0 e e ajudou a construir uma diferença confrotável. Além de estar perdendo por 55 a 39, o Joinville perdeu também seu treinador. Bial reclamou da arbitragem e foi desqualificado da partida. O Pinheiros já tinha 23 pontos marcados contra apenas sete dos visitantes. Mas parou e permitiu que o Joinville reagisse, liderado por Manteguinha: 68 a 59.
E encostou de vez nos últimos dez minutos. O Pinheiros falhava demais no ataque e adversário aproveitava (76 a 73).  Depois do sufoco, os donos da casa melhoraram a defesa, voltaram a ditar o ritmo do jogo e puderam comemorar a classificação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário